Para entendermos a diferença entre a ração seca e a alimentação natural para os pets, é preciso dar alguns passos para trás e compreender um pouco mais sobre como foi toda a trajetória alimentar dos cães.
A relação do homem com os cães começou muito antes do que a gente imagina, a mais de 20 mil anos atrás. Quando os cães ainda eram na realidade lobos, e os humanos precisavam caçar para sobreviver.
Se não conhece a história dessa parceria entre homens e cães? Vale a pena conferir clicando aqui.
Essa amizade fiel que temos hoje em dia com os nossos pets, se iniciou de uma necessidade comum, a procura por comida. Homem e lobos caçavam juntos e assim dividiam o alimento.
Com a evolução do homem e o início da agricultura e pastoreio, as coisas ficaram mais fáceis para nós, e diferente para eles, que aos poucos foram mudando o hábito da caça conjunta pelo da proteção territorial.
E aos poucos, os cachorros foram cada vez mais domesticados e passaram a receber os alimentos que sobravam dos humanos.
A partir disso, a história dessas duas espécies tornou-se para sempre vinculada. E hoje dependência dos cães sobre nós para sobreviver é muito mais presente.
A Ração Seca
A Ração Seca surgiu após o aperfeiçoamento da relação homem e cão, mais precisamente quando os homens perceberam que poderiam tornar mais fácil a alimentação dos cães. Já que se beneficiavam da companhia um do outro.
Foi somente em 1800 que as rações começaram a surgir, quem teve essa ideia foi um eletricista americano, que em um dia observando os estaleiros, percebeu que os cães adoram comer as migalhas de biscoitos que caiam no chão. O nome dele era James Spratt, criador da ração à base de trigo, legumes e carne.
Não demorou muito para James fazer sucesso, ganhando inclusive algumas premiações e instigando outras pessoas a abrirem as suas próprias marcas.
As rações secas trouxeram muita facilidade e praticidade na vida das pessoas, assim como ainda trazem, por isso honramos James por sua brilhante ideia. Que só se tornou presente mesmo na maior parte dos lares em meados do século XX.
Antes disso, os cães viviam basicamente de restos de comida, que por mais naturais que fossem, na maioria das vezes não acompanhavam o balanceamento nutricional adequado.
No Brasil, a ração, o alimento pronto e processado para cães só começou na década de 70. O que foi uma grande evolução para oferecer uma dieta equilibrada para os nossos animais.
Com o passar do tempo, as receitas foram se modificando, algumas marcas passaram a utilizar subprodutos em suas rações, visando lucros e benefícios. A partir daí surgiu a grande onda industrial, comercial.
Hoje, os excessos de conservantes, corantes, aromatizantes e mesmo a concentração de sódio foi o que começou a gerar um certo descontentamento dos consumidores.
Muitos pets passaram a ter reações alérgicas e desenvolver doenças crônicas, que até então só seres humanos tinham.
A Alimentação Natural
A Alimentação Natural para cães surgiu justamente como uma alternativa às complicações causadas pelas rações industrializadas.
Devido a uma série de eventos envolvendo a contaminação de rações por microtoxinas e outras substâncias nocivas à saúde dos pets, muitos tutores começaram a questionar a qualidade e segurança dos alimentos industrializados para cães e gatos.
A partir disso, as pessoas começaram a procurar uma outra forma de alimentar os seus pets. E como a procura por um estilo de vida mais saudável já vinha crescendo e tendo muita procura, se viu aí também uma solução para alimentar os companheiros de quatro patas.
Criou-se então todo o conceito da alimentação natural para cães, com o grande objetivo de oferecer uma dieta mais equilibrada nutricionalmente, e feita com ingredientes naturais e minimamente processados. Evitando assim, os subprodutos, como as farinhas, farelos e extratos.
Conhecida também como AN, a alimentação natural tem como alguns de seus ingredientes, as carnes, os vegetais, os tubérculos e grãos. O seu processo é feito a partir do cozimento e congelamento do alimento apenas. Sendo minimamente processado.
E boa parte das empresas faz de acordo com a necessidade de cada pet, sendo analisada a idade, peso, saúde, estilo de vida, entre outros fatores.
Por que os pets preferem a Alimentação Natural?
É bem fácil de entender porque os pets preferem a Alimentação Natural, ao invés da Ração Seca. Como nós, eles também sentem a diferença dos alimentos. Sempre falamos que nutrir é bem diferente de alimentar. E saborear uma comida é diferente de comer.
Pode ser realmente bem completa e gostosa a ração, mas ele não se compara aos sabores, as texturas, os ingredientes e toda a nutrição que pode ser encontrada no prato de comida natural.